Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

23/03/2014 - Atualizado em 23/03/2014 as 11h24

Contagem de calorias gastas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma fórmula pode ajudar você a calcular o rendimento dos seus exercícios

 

Você já quis saber quantas calorias gastou naquela corrida que faz todas as manhãs? É possível! Com um cálculo simples, você vai conseguir determinar em quanto tempo pode perder aqueles últimos dois quilinhos para ficar no peso ideal - e também como mantê-lo.

O gasto energético em cada atividade que fazemos varia de acordo com intensidade, terreno, estado do metabolismo entre outras coisas. Segundo Ana Rachel Bucar, nutricionista do Espaço Nutriente, "o gasto calórico dos exercícios é calculado pela unidade de medida MET (Equivalente Metabólico da Tarefa, sigla em inglês), baseado no tipo de atividade física praticada e, assim, vai variar conforme ela.

Além disso, também considera-se o peso e o tempo de atividade".

 

O gasto de calorias sofre influência da aptidão física, da composição corporal da pessoa, diminui com a idade e é maior nos homens. Mas outro componente também tem grande atuação na perda de calorias: o Consumo de Oxigênio Pós-Exercício Físico (COPE). Esse consumo se dá até mesmo horas depois da atividade ter terminado, variando de acordo com a intensidade do exercício. Ou seja, depois do exercício, você continua perdendo calorias!

Vamos às contas

"Para saber o quanto o indivíduo gastou no exercício, é preciso multiplicar o MET (específico para cada atividade) por seu peso (kg), pelo tempo de exercício (min) e depois dividir por 60", explica Ana Rachel.

Ou seja: Energia gasta com a atividade = MET x Peso x Tempo de atividade / 60

Abaixo, um exemplo de tabela de MET, específica para corridas:

 

Contagem de calorias gastas

 

Por exemplo:

Se um indivíduo de 70 kg costuma correr 30 minutos por dia a uma velocidade de 12km/h, então...

MET (Corrida, velocidade = 12 km/h) = 12,5

 

Energia gasta com a atividade = MET (específico para a atividade) x Peso (kg) x Tempo de atividade (minutos)/60

 

Energia gasta com a atividade = 12,5 x 70 x 30/60 = 437,5 kcal consumidas na atividade.

Esse é o cálculo feito para corridas em terrenos planos. Para subidas ou descidas, como o esforço é maior, gasta-se mais energia. Porém não existe um MET específico para corridas em planos inclinados. Sendo assim, convenciona-se um MET para "correr, subir rampa ou escada", que é igual a 15.

E como isso pode me ajudar?

De acordo com a nutricionista Noadia Lobão, especialista em Nutrição Clínica Funcional, a contagem de calorias gastas é fundamental para saber como controlar a dieta em equilíbrio com a prática de atividade física. "O gasto energético é fundamental para alcançar o emagrecimento, ganho de massa magra, força, etc. Parte da ingestão de energia que vem dos alimentos, o que irá equilibrar o gasto de quando o indivíduo pratica alguma atividade física", explica Noadia.

Contando certinho as calorias perdidas no exercício e aquelas que você come durante as refeições, é possível saber quanto comer ou quanto se exercitar para atingir certa meta.

Que tal interpretar essa contagem no seu dia a dia? Com o tempo ela ficará tão natural que até quem não se habitua aos números conseguirá fazê-la de cabeça.

Contato:

Ana Rachel Bucar, nutricionista do Espaço Nutriente

Juliany Bernardo (MBPress)

 

Fonte Consultada:http://maisequilibrio.com.br/fitness/contagem-de-calorias-gastas-3-1-2-702.html



Deixe seu comentário: